Cescage Genética

CHAROLÊS

Raça Charolês

   Origem: A história do Charolês começa com um gado nativo de cor creme que habitava a comarca de Charolais (pronuncia-se “charolês”), na região central da França, entre os rios Loire e Saone. A raça ancestral provavelmente apresentava muitas características comuns ao gado Simental, da Suíça e da Alemanha, todos descendentes do Bos frontosus, do período jurássico.

   Da aptidão tripla (carne, trabalho e leite) passou para uma raça especializada em carne, aumentando muito sua reputação desde o inicio do século XX. Em 1965, o Canadá passou a importar animais da Franca e, então, reexportá-los para os Estados Unidos e até para o Brasil. Desde 1955 a Argentina importou mais de 1.400 cabeças, sendo que muitos desses animais foram reexportados para o Brasil.

Principais características

  São bovinos grandes e pesados, com amplas massas musculares e alto rendimento de carcaça. A pelagem é branca ou creme (amarelo claro), com reflexos amarelados. A pele não é pigmentada, nem tampouco as mucosas; o focinho, os cascos e os chifres, sendo ideal para o clima temperado. A pele é solta, de espessura média, com pelo suave, de comprimento mediano e, às vezes, com aspecto lanoso. Os chifres nascem lateralmente, encurvando-se para frente e para cima na extremidade. 
As vacas pesam entre 800-900 kg, com recordes acima de 1.100kg; os touros entre 1.100 e 1.250 kg, com recordes acima de 1.500 kg. A raça se destaca por sua estrutura óssea e muscular, rendimento de carcaça e precocidade no cruzamento e no abate.

   O peso médio encontrado na literatura para os machos é de 45 kg e para as fêmeas é de 42 kg. A raça é conhecida por ter propensão a partos gemelares. No que se refere à produção de leite, em geral, as vacas produzem o suficiente para criar um terneiro por ano, com rendimento estimado em 3.000 litros por lactação. 

   A raça é extremamente versátil em termos de manejo, cruzamentos com outras raças, alimentação e mudanças de clima. Através das avaliações genéticas e do melhoramento da raça, o Charolês atual pode oferecer à indústria de carne bovina genética para velocidade de crescimento e eficiência alimentar, características bastante procuradas pelos produtores comerciais e pelos confinadores.

   No que diz respeito ao fato da introdução de sangue Shorthorn no início da formação da raça para dar uma maior rapidez de apronte aos animais, o Charolês ainda continua sendo uma raça mais tardia, entretanto com a vantagem de que os animais estão o suficientemente pesados antes de iniciar a depositar gordura excessiva, aliando o fato de que não necessitam receber hormônios para ter uma maior deposição de gordura nos quartos traseiros. 

   Essa musculosidade é fortemente marcada na progênie dos cruzamentos em que o Charolês é usado, especialmente a idade de seis semanas. A pelagem é também uma característica da raça que é passada a progênie. Animais com gene de pelagem vermelha ou preta, são diluídos em padrões creme, avermelhados, ou lobunos (fumaça). 

   O gado Charolês engorda satisfatoriamente, produzindo carcaça de excelente qualidade. Ainda que esta apresente uma elevada proporção de gordura intramuscular (marmorização), seus depósitos superficiais são excepcionalmente escassos. 
A palatabilidade de sua carne é considerada das melhores. Suas principais características são a pelagem branca, grande porte, tanto na altura como no comprimento. 

   O Charolês ainda se destaca por sua estrutura óssea e musculatura, excelente rendimento de carcaça e precocidade nos cruzamentos e nos abates. A raça Charolesa é estudada no “Meat Animal Research Center” (MARC), Clay Center, Nebraska – USA, os principais dados de performance da raça estão citadas meste link. 

   O Polled Charolês ou Charolês mocho, tem geralmente um esqueleto mais fino que o tipo original aspado, alguns criadores ingleses e franceses usaram a raça britânica Lincoln Red para introduzir o fator mocho na raça que é originalmente aspada.

PERCANTA

REGISTRO PO/PC SEXO DATA DE NASCIMENTO RAÇA
AAA1234
PO
F
22/02/2018
CHAROLÊS

PAI

AAA-123-A AAA123

MÃE

AAA-123-A AAA123

HISTÓRICO/ DESCRIÇÃO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Iniciar atendimento
Como podemos te ajudar
Olá,
Se precisar, posso te ajudar!